"A MPB regrediu pra fase anal". A frase de Lulu Santos em seu Twitter revela a sensação de brasileiros que gostam de música de qualidade, mas estão sendo bombardeados diariamente na grande mídia com bundas e letras que envergonham pela péssima qualidade. E pior: quem é de fora acha, realmente, que isto é o melhor que o brasileiro tem.
É claro que lixo cultural existe em qualquer parte do planeta. Mas quando passa a se alastrar tanto em um país, contaminando uma geração inteira, é hora de começar a se preocupar.
Responda rápido: se você é jovem e gosta de canções que apelam apenas para batidas frenéticas, com "cantores" desafinados e letras bizarras que falam só de sexo e bebida, sente-se bem em tocá-las ao fazer uma reunião de família, com pessoas de várias idades? Tenho certeza que não. Até você, lá no fundo, tem vergonha do que ouve.
Felizmente, a nova geração não está totalmente perdida em meio a este mar de fezes que se tornou a música brasileira. Existem jovens cantores muito afinados que nos emocionam com trabalhos de qualidade, com letras que realmente passam uma mensagem e fazem a gente querer decorar para cantar em qualquer lugar, com orgulho. Infelizmente, são poucos, aparecem raramente na TV aberta e nas rádios, mas existem, graças ao mesmo poder da internet que serve para compartilhar tanta "música anal".
Abaixo, algumas dessas obras de arte brasileiras que possuem clipes oficiais e fazem você ouvir alto, sem vergonha alguma:
Melim - Gelo
Luiza Possi - Desejo Preferido
Anavitória - Agora Eu Quero Ir
Melim - Dois Corações
Kell Smith - Era Uma Vez
Luísa Sonza - Olhos Castanhos
Ana Vilela - Promete
Roberta Campos - Minha Felicidade
Tiê - A Noite
Sandy e Tiago Iorc - Me Espera
Vanessa da Mata - Ainda Bem
Anavitória e Diogo Piçarra - Trevo (Tu)
Vitor Kley - Farol
Tiago Iorc - Amei Te Ver
Vitor Kley - Dois Amores
Ana Carolina, Seu Jorge - Mais uma Vez (Nós Dois)
Tiago Iorc - Tempo Perdido
Banda do Mar - Mais Ninguém
Anavitória - Singular
Ana Vilela - Trem-Bala
Roberta Campos e Nando Reis - De Janeiro a Janeiro
OUÇA NO SPOTIFY
Quer ouvir esta seleção no Spotify? Então, clique neste link (É preciso ter uma conta no aplicativo). Sempre que uma raridade aparecer, será adicionada à lista.
DEDICATÓRIA
Este post é dedicado à minha amiga Mônica Gardenal, uma jornalista araçatubense que mora nos Estados Unidos e, assim como outros brasileiros de bom gosto, estava à procura de músicas de qualidade para ouvir.
Siga o Zemarcos