Um dos melhores smartphones que já tive o prazer de ter, o Lenovo Vibe A7010 é considerado um equipamento mediano, mas não deixa nada a dever aos atuais tops de linhas. É octacore (processador com oito núcleos), memória interna de 32 Gb e 2Gb de RAM. A câmera traseira é de 13 megapixels e a dianteira, para ótimos selfies, é de 5 (com embelezador).
Atualmente, o aparelho roda com o Android 6 (Marshmallow), o que consome muito mais memória RAM. Para se ter uma ideia, quando estava com a versão 5.1, o meu Vibe ficava com até 1,3 Gb de memória livre ao fechar todos os aplicativos. Agora, com a atualização do sistema, a média passou a ser de 850 Mb.
Para melhorar isso, é possível calibrar seu aparelho. No meu caso, a memória disponível do meu celular aumentou para mais de 900 Mb em média, passando algumas vezes de 1 Gb.
Na videoaula abaixo, veja como fazer:
OBSERVAÇÕES:
- A calibração não faz milagres se você tem muito aplicativos instalados;
- como digo no vídeo, o resultado varia de aparelho para aparelho. Uns podem ter mais, outros menos, outros, nenhuma diferença;
- a liberação de memória é maior nas primeiras vezes que fizer o procedimento. Depois, o aparelho vai se adequando. Mesmo assim, no meu, por exemplo, a liberação continua alta e o pincelzinho muitas vezes fica verde;
- não testei no Android 5.1, mas acredito que seja possível fazer também a calibração nele.
DICA IMPORTANTE
A calibração funciona como um teste em seu aparelho para ver se está tudo em ordem. Repita o procedimento toda vez que achar que o aparelho precise de uma nova revisão.
OBSERVAÇÃO: Este blog teve mais de 300 mil acessos antes do contador do Blogger ficar disponível. Antes disso, sua primeira versão (blogdozemarcos.zip.net), hospedada no UOL, foi retirada do ar quando estava com mais de 460 mil acessos.
Siga o Zemarcos