Será mesmo que o Facebook, uma rede social cheia de gente estranha, é o lugar ideal para você contar um problema pessoal? Será mesmo que é uma boa ideia discutir com alguém abertamente, para todos lerem? Vale a pena jogar indiretas para tentar atingir um desafeto, mesmo correndo o risco de ser taxado como barraqueiro ou encrenqueiro?
Faça todas essas reflexões antes de escrever seu próximo texto no mural. Pense se realmente seus objetivos serão alcançados e quais as consequências.
Muitas pessoas não conseguem dizer pessoalmente o que pensam e preferem escrever. Então, usam seu mural para desabafar ou atacar. O problema é que o "tiro" pode atingir quem não tem nada a ver com sua raiva ou frustração. Assim, você pode ficar taxado pelo que não é - ou, claro, tornar transparente a sua personalidade.
A força de um teclado pode resultar no fim de amizades, inclusive virtuais. Se você não resiste em entrar em uma discussão por qualquer bobeira, reflita que o resultado pode não ser o esperado, deixando-o nervoso. E o que ganha com isso? Uma gastrite de verdade?
Dar sua opinião, principalmente sobre religião, política e futebol, é perigoso, principalmente porque o Facebook está cheio de gente que não sabe argumentar ou mesmo interpretar. E uma grande parte acha que sua verdade é a única e qualquer outra, mesmo que comprovada cientificamente, é pura mentira, coisa do diabo. Então, não entre nesta montanha russa descontrolada.
Mas, se eu não puder discutir no Facebook, qual é a graça?
Muita! Você pode elogiar, por exemplo, o que é algo muito difícil para os seres humanos na vida real, mas algo hipocritamente constante na rede social. A pessoa pode estar horrível na foto, fazendo biquinho ridículo com cara de pato, que um monte de gente curte e escreve maravilhas. Isso não provoca discussões e até reforça a amizade.
Então,
ser hipócrita é o ideal?
Em muitos casos, sim. Você já não faz isso na vida real para lidar com falsos amigos, colegas de trabalho que detesta e chefes que causam apenas discórdia e prejudicam a equipe?
Viver em paz é o melhor remédio. Experimente em grandes doses!
Siga o Zemarcos