No Instagram (rede social de fotos com celular), é possível usar filtros para tratar a imagem antes de enviar. Mas se você preferir editar sua imagem com muito mais efeitos e até bordas divertidas, instale o aplicativo do Pixlr (pronuncia-se Picsêr).
Existem versões para Androide iOS (iPhone e iPad).
O Pixlr facilita muito a sua vida virtual com fotos. Você pode cortar a imagem, corrigir erros, tirar olhos vermelhos, dar um efeito bonito na pele, aplicar vários tons e fazer montagens. Tudo isso na ponta dos dedos.
COMO USAR
O aplicativo é em inglês, mas muito intuitivo, facilitando seu uso. Na página inicial (veja imagem na foto do início deste post), o usuário tem duas opções: "Take a photo" (Tirar uma foto), na qual o programa vai trabalhar em uma foto tirada na hora, e "Choose a photo" (Escolha uma foto), que busca uma imagem em sua galeria.
Quando a foto abrir, basta tocar nela para ver quatro botões na parte de baixo. Ao clicar em "Adjustment" (Ajuste), vários botões vão surgir. Clique em "Auto fix" (Correção automática) para que o programa dê uma geral na foto.
Explore os efeitos oferecidos. Muitos são bem bacanas!
Se escolher "Crop" (Cortar), ele vai marcar a foto para você recortar como bem entender.
Se quiser dar um jeitão de foto antiga, clique no botão "Effect" (Efeito) e depois em um dos tipos oferecidos. Quando escolher um deles, surgem outras várias opções.
Quando escolher algum, clique em "Apply" (Aplicar). Se não gostar e quiser testar outro, escolha "Cancel" (Cancelar) e volte aos testes.
Ao aplicar o efeito, toque na foto para ver o botão "Save" (Salvar). O Pixrl vai oferecer duas opções: "Share" (Compartilhar), para enviar às redes sociais, ou "Gallery" (Galeria), para guardar no celular.
EXEMPLOS
Veja abaixo dois efeitos simples com o aplicativo:
No efeito acima, usei uma foto de minha amada amante. Na esquerda, a foto original. Na direita, depois de tratada pelo aplicativo, com clareamento e efeito de suavização da pele.
Abaixo, a foto que tirei de minha amiga Dayse Maria, repórter-fotográfica em Araçatuba. Apliquei um efeito de foto antiga, embacei (Blur) e depois usei uma borda como se fosse um filme.
EM TEMPO
O Pixlr também pode ser usado no computador (acesse aqui). É uma mão na roda para quem não tem conhecimentos de Photoshop.
Gostou da dica? Então, ajude seus amigos também e compartilhe este post!
Siga o Zemarcos