Uma dos assuntos mais comentados nesta semana é a entrada em vigor da nova
política de privacidade do Google. Os usuários ficaram de cabelo em pé (menos eu, é claro...), temendo que o gigante da internet pudesse abocanhar ainda mais informações.
A preocupação é válida, com certeza. Qualquer mudança em uma empresa que mantém os maiores serviços na internet, como buscador, navegador, e-mail, vídeos e blogs, nos assusta.
Logo surgiram informações sobre como
apagar o histórico da web para que o bicho-papão virtual não vasculhe ainda mais nossas vidas. Recebi também e-mails e mensagens no
meu Facebook de amigos que estavam curiosos a respeito.
Por isso, decidi fazer um post a respeito e avisar: não adianta se preocupar. Sabe por quê?
Porque o Google já colhe todas as informações que quer para fazer o que bem entender sem que a gente sequer perceba ou possa fazer qualquer coisa. A empresa sempre tem uma alegação, uma explicação e ainda estranha as pessoas ficarem preocupadas. Pode??
Quando usa o Gmail, por exemplo, o bichão sabe quem se corresponde com você e guarda tudo em seus servidores. Faz isso para "facilitar sua vida". E a dela, claro...
Quando envia um vídeo (Youtube), navega pela internet (Chrome) ou mesmo faz alguma busca na web, lá está ele, o Google, onipresente nesta vida digital.
Se temos um Deus espiritual, que sabe tudo o que fazemos, o Google faz esse papel na rede mundial de computadores nos dias de hoje. Para fugir dele, você vai apenas vai mudar de "Deus". Todos os serviços fazem a mesma coisa: bisbilhotam você para oferecer propaganda personalizada e ganhar dinheiro em cima.
Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come...
Adianta apagar histórico da web? É a mesma coisa de sujar a mão e simplesmente molhar rapidamente: dá sensação de limpeza, mas os germes continuam lá...
Siga o Zemarcos